-
Arquitetos: DX Arquitectos
- Área: 94 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pablo Blanco Barros
-
Fabricantes: Building Products, Cintac
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Sede Social da Lampa faz parte do Programa Nacional de Recuperação de Bairros "Quero Meu Bairro" do Ministério da Habitação e Urbanismo, nascido em 2006, que busca promover ações físicas e sociais em setores vulneráveis, que são desenvolvidas por meio de um processo ativo de participação cidadã, em que a comunidade define seus anseios em relação à infraestrutura do bairro ao qual pertence, que se tornam os fundamentos e diretrizes do projeto. O nosso atelier intervém neste processo na fase de conceção e desenvolvimento da engenharia de detalhe do projeto proposto pela comunidade.
O projeto de design de uma sede social visa proporcionar aos moradores do bairro um espaço de encontro e organização, onde possam se reconhecer como comunidade e desenvolver seus projetos coletivos. A localização definida para desenvolver o projeto tem caráter de orla urbana, o que nos obriga a articular o lote residencial com a paisagem das colinas e sua ligação com o parque que se evoluiria ao norte. Considerando a grande insolação e as altas temperaturas do local, o projeto é concebido como um espaço sombreado, ventilado e orientado à paisagem. A estrutura metálica se eleva do solo, tomando o nível de acesso da calçada, o espaço público do bairro. Sua cobertura se eleva além do teto dos gabinetes para gerar uma cobertura ventilada.
Deixando a estrutura visível, o exoesqueleto metálico abriga 3 áreas de uso, uma sala polivalente, uma sala de estar/serviços e entre essas duas áreas o local de acesso, um espaço intermediário de convívio. Uma das características do processo de concepção deste projeto é a constante interação com a comunidade, que resultou em reuniões acordadas com a comissão de bairro, nas quais o andamento do projeto foi exposto, as preocupações foram apresentadas e, finalmente, foi registrada uma ata de aprovação final do projeto.